quinta-feira, 16 de julho de 2009

Ana-Não II

Postei, alguns dias atrás, um texto do livro Ana-Não (1976), de Augustin Gomez-Arcos, livro que estou lendo e que confesso que a princípio tive vontade de deixá-lo de lado, inicia-se com uma leitura chata e melodramática, como quase toda literatura espanhola nos surpreende ao decorrer da obra, persisti na leitura, que bom que o fiz, pois trata-se de uma vida inteira de "mãe" contada em duzentas e onze páginas de angústia, tristeza, amor, poucas alegrias e muita sabedoria, um livro mesmo! Alguns trechos são nojentos-reais, causam ansia de vomito, outros te arrancam lágrimas, essas muito constante.
Quando terminar o livro comentarei mais, na realidade escrevi tudo isso para apresentar um texto que achei bárbaro. Um texto de consciencia-ciúme-amor.

Alguns dias antes do nascimento de meu primeiro filho, chamado, como os outros dois , para continuar a linhagem dos Paúchas, que remontava ao descobrimento das Américas, Pedro começou a deixar o nosso leito, à noite, quando me supunha adormecida. Não me atrevi a fazer-lhe perguntas. Eu dizia a sós comigo que não devia ser muito agradável para um homem dormir ao lado de uma mulher que transpira, que geme quando o filho se mexe, que se deixa entorpecer pelo cansaço e quase já não responde ao boa-noite do amor nem ao bom-dia da esperança. Mas eu sofria.
Por nada. Ele só deixava o leito por amor de mim. Só pensava em mim. Estava fazendo, para mim, um colar de coral. Minha primeira jóia de mulher, que ele mesmo me colocou à roda do pescoço algumas horas antes do nascimento de João, meu filho mais velho. Eu me sentia tão feliz que não tive sequer a força de chorar. Nem de dizer-lhe obrigada.
mk

3 comentários:

  1. Obrigada pela visita!
    São Paulo é uma cidade que desperta tantos sentimentos diferentes.
    Eu também a amo,mas nem sempre com a mesma intensidade.
    Gostei muito dos textos que li aqui,voltarei sempre...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Márcio! Valeu pela visita e por ter me linkado aqui!!
    Não me lembro de ter lido nada de literetura espanhola... Vou ver se acho esse livro aí que você falou...
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. opa, passando pra agradecer pela visita e dizer que meu canto estará lá à sua espera; saudações musicais!

    APS

    ResponderExcluir