sexta-feira, 30 de outubro de 2009

As horas do dia


Chegou mais um fim de semana, e aqui na Ilha da Magia, o sol aquece o dia deixando tudo azul luminoso, nos lembrando que é primavera. Dias azuis de primavera.

O dia começou cedo, muitas coisas a fazer... horas corridas, e lá foi a manhã. A tarde é sossego, passeio, preguiça, prosinhas e o que mais rolar nesse dia azul. A noite será de esperança...

mk


Como se mede uma pessoa? Os tamanhos variam conforme o grau de envolvimento. Ela é enorme pra você quando fala do que leu e viveu, quando trata você com carinho e respeito, quando olha nos olhos e sorri destravado. É pequena pra você quando só pensa em si mesmo, quando se comporta de uma maneira pouco gentil, quando fracassa justamente no momento em que teria que demonstrar o que há de mais importante entre duas pessoas: a amizade.

Uma pessoa é gigante pra você quando se interessa pela sua vida, quando busca alternativas para o seu crescimento, quando sonha junto. É pequena quando desvia do assunto.

Uma pessoa é grande quando perdoa, quando compreende, quando se coloca no lugar do outro, quando age não de acordo com o que esperam dela, mas de acordo com o que espera de si mesma. Uma pessoa é pequena quando se deixa reger por comportamentos clichês.

Uma mesma pessoa pode aparentar grandeza ou miudeza dentro de um relacionamento, pode crescer ou decrescer num espaço de poucas semanas: será ela que mudou ou será que o amor é traiçoeiro nas suas medições? Uma decepção pode diminuir o tamanho de um amor que parecia ser grande. Uma ausência pode aumentar o tamanho de um amor que parecia ser ínfimo.

É difícil conviver com esta elasticidade: as pessoas se agigantam e se encolhem aos nossos olhos. Nosso julgamento é feito não através de centímetros e metros, mas de ações e reações, de expectativas e frustrações. Uma pessoa é única ao estender a mão, e ao recolhê-la inesperadamente, se torna mais uma. O egoísmo unifica os insignificantes.

Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande. É a sua sensibilidade sem tamanho.
MM

6 comentários:

  1. Oi Tato! Falas tanto na ilha da magia, em final de semana, que anda me batendo vontade de ir a Santa Catarina e tomar aquelo banho de mar!!!!!!! Aproveita, amigo!!!!! Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Marcio,

    O Manoel tem razão, da msm vontade. Essa ilha é sua e, se existe dessa forma é por causa desse seu coração.
    Lindo e tão verdadeiro texto e acho que, ainda fazemos parte dos gigantes.
    Aproveite o sábado. Deve ser de sol. Bjão

    ResponderExcluir
  3. Maga a ilha está aqui e é só aproveitar!
    Abç meu querido.

    ResponderExcluir
  4. Realmente está um dia lindo. Bom fim de semana minha querida Ira-Gigante.
    Beijo meu.

    ResponderExcluir
  5. Poderoso TTÁ, çê sabe que sou um bicho cascudo e que tudo que vem das pessoas que se encolhem no meu entorno, minha casca sempre ou quase sempre me protege...ai, credo...rsrs!

    ResponderExcluir
  6. Ah, talentoso TTÁ, esqueci de dizer que, seu texto é de uma sensibilidade mágica... lindo...rsrs!!!

    ResponderExcluir