quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O bicho racional

O bicho racional, texto que escrevi para o blog Gato Ensacado, publicado em setembro.
O Bicho Racional



O bicho homem é mesmo engraçado, julga-se o único dotado de razão e sensibilidade: dito racional.
Inventou o fogo, a roda, a escrita. Criou conceitos e classes e com as mãos criou instrumentos de trabalho e isolou-se em sua soberba racionalidade.
O que dizer então dos seres não tão racionais, mas tal qual, criaram meios para viver em um habitat hostil. Os pássaros com seus fabulosos ninhos, super arquitetados, capazes de suportar as mais variadas intempéries. Serão eles também absolutos?
Os répteis e suas tocas, os castores e seus diques, o que falar dos formigueiros, verdadeiras cidades, seria um bom exemplo a ser seguido, tudo funciona! Serão eles também absolutos?
Na natureza tudo se comunga, numa verdadeira cadeia existencial, vários reinos e espécies, e uma grande lei cruel: uma espécie depende da outra na cadeia alimentar.
Cruel, mas fundamental a sobrevivência.
O bicho homem em seu total absolutismo racional, mata com requinte e crueldade, para???!!! Ah... o ser racional!
O bicho pretensioso e absoluto dividiu sua própria espécie, criou classes. O que rege o conceito? O poder provido de tudo ter!
Criou classes, castas, guetos, condenando os pobres a pobreza eterna . Racionalidade absoluta.
Inventou deuses, idolatra animais como absoluto ser sagrado e no mar mais próximo mata baleias, golfinhos e focas, pintando o azul do mar de vermelho-sangue. Tudo prá que?
Poder absoluto de uma soberania dita racional, quando ao lado uma criança se esvai em fome,
preste a ser devorada por abutres, esses verdadeiros.
Engraçado o bicho homem... pensa ser absoluto, o centro do universo, acha-se com o direito de destruir e aniquilar tudo em nome de uma ganância denominada poder!
Pobre criatura racional.
mk

2 comentários:

  1. Pois é somos racionais até certo ponto...não fomos criados para agir por instinto animal....a verdade é essa..somos inteligentes e usamos a nossa cabeça como bem entendemos...

    Abraços!

    ResponderExcluir