segunda-feira, 28 de março de 2011

Com Amor Para Marcelinho



Menino esse que vem não sei de onde,

que cara tem?

Não sei... sei que amo...

Em algum lugar é real,

no meu, ainda sonho.

E espero...

Que cara tem?

Não sei... sei que me espera, espero-o também...

esperança.

Pedaço que se fez meu...

mk



"O que é um menino?"


"Entre a inocência da infância e a compostura da maturidade há uma deliciosa criatura chamada menino. Embora se apresentem em tamanhos, pesos e cores sortidos, todos os meninos tem o mesmo credo: aproveitar cada segundo de cada minuto de todas as horas de todos os dias e protestar ruidosamente - o barulho é sua única arma - quando seu último minuto é decretado e os adultos o empacotam e metem na cama.

Meninos são encontrados em todas as partes: em cima de, embaixo de, subindo em, balançando-se no, correndo em volta de, pulando para. As mães os adoram, as meninas os odeiam, irmãos e irmãs mais velhos os suportam, adultos os ignoram, o céu os protege. Um menino é a Verdade com o rosto sujo, a Beleza com um corte no dedo, a Sabedoria com um chiclete no cabelo, a Esperança do futuro com uma rã no bolso.

Quando você está ocupado, um menino é uma conversa fiada, intrometido e amolante. Quando você deseja que ele cause boa impressão, seu cérebro vira geléia, ou ele se transforma em uma criatura sádica e selvagem empenhada em desmontar o mundo ao seu redor.

Um menino é um híbrido: o apetite de um cavalo, a disposição de um engole-espadas, a energia de uma bomba atômica de bolso, a curiosidade de um gato, os pulmões de um ditador, a imaginação de um Júlio Verne, o retraimento de uma violeta, o entusiasmo de um bombeiro e quando se mete a fazer alguma coisa é como se tivesse cinco polegares em cada mão.

Gosta de sorvete, de canivete, serrote, pedaços de pau, água (no seu habitat natural), bichos grandes, Papai, sábados, domingos e feriados, mangueiras de água. Não é partidário do catecismo, escolas, livros sem figuras, lições de música, colarinhos, barbeiros, meninas, agasalhos, adultos e hora de dormir. Ninguém se levanta tão cedo, nem chega tão tarde para o jantar. Ninguém se diverte tanto com árvores, cachorros e mosquitos. Ninguém é capaz de meter num único bolso um canivete enferrujado, uma maçã comida pela metade, um metro e meio de barbante, um saco de matéria plástica, duas pastilhas de chiclete, três notas de um Real, um estilingue e um fragmento de "substância ignorada".

Um menino é uma criatura mágica: você pode mantê-lo fora de seu escritório, mas não pode expulsá-lo de seu coração. Pode pô-lo para fora da sala de visitas mas não pode tirá-lo de sua mente. Queira ou não, ele é o seu captor, seu carcereiro, seu dono, seu patrão, um cara sarapintado, um nanico, um mata-gatos, um pacote de encrenca. Mas quando à noite você chega em casa, com suas esperanças e seus sonhos reduzidos a pedaços, ele possui a magia de soldá-los em um segundo, pronunciando duas palavras somente: "Oi Papai" ".

Alan Beck

3 comentários:

  1. Lindo!!! Parabéns!! Que venha como imaginas..

    ResponderExcluir
  2. Que sua essencia transcenda a expectativa e que transforme vidas com o inusitado, impere o vigor da acriativa arte em ser arteiro, honestamente desordeiro e assim descubra limites. Abrem-se braços que procuram abraços, prontos e sinceros. Que venha a completa felicidade desconhecida e que ganhe a face escolhida pelos anjos. E só assim descansam as consciencias tranquilas daqueles que aguardam pelo incerto medo tao certeiro. Impere a gargalhada, a birra, os brinquedos fora de ordem e que a ordem seja a harmonia, o equilibrio seja o riso fora de hora e que seja a paciencia adoçada com o mais puro mel. Ninguem disse que vai ser facil, mas por certo que se o fosse...seria muito sem graça! :P

    ResponderExcluir
  3. Que venha esse menino... sem poder imaginar como será seu rostinho, se vai ter um sorriso maroto, um olhar travesso, ou no olhar a timidez de quem está chegando a um mundo desconhecido sem saber como serão os seus dias..; mas tendo a certeza que vai ser muito amado e benvindo.

    ResponderExcluir